quarta-feira, 10 de abril de 2013

Emendas de Agripino pedem renegociação da dívida de pequenos produtores



O senador José Agripino (RN) vai apresentar emendas à medida provisória (MP) 610/2013, que amplia o valor do Benefício Garantia-Safra de 2011/2012 e dá auxílio emergencial financeiro para desastres naturais ocorridos no ano passado. O senador quer que as dívidas de até R$ 100 mil adquiridas pelos produtores rurais tenham perdão de 85% e que os outros 15% sejam pagos em parcelas e prazos estabelecidos entre bancos oficiais e trabalhador.

O parlamentar potiguar vai propor também que a distribuição do milho para os gados que sofrem com a seca seja feita de forma mais rápida e eficiente. Nessa mesma MP, o governo federal autorizou a liberação de até 300 mil toneladas de milho para venda a pequenos criadores, mas a forma de distribuição desse alimento ainda não está esclarecida. Agripino defende que a oferta do pagamento do frete para entrega desse milho às regiões brasileiras seja competitiva com a do mercado atual, caso contrário não haverá interessados na distribuição.

Nesta quarta-feira (10), em seu gabinete, em Brasília, Agripino conversou com prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte. Os prefeitos Beto Roque (Jandaíra) e Jackson (Afonso Bezerra) e o vereador Pedro Henrique (Pedra Grande) pediram ao senador que lute por melhores condições para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e mais recursos para que os municípios consigam sair da crise provocada pela seca.  

No início desta semana, Agripino fez um discurso na tribuna do Senado reivindicando medidas urgentes do governo federal para resolver o problema da seca no Nordeste. O senador reforçou que seu gabinete está de portas abertas para receber os prefeitos e vereadores de seu estado. “Como sempre meu gabinete está à disposição para ouvir as reivindicações dos prefeitos do meu estado para que aqui no Senado eu possa lutar pelo melhor pelo povo do meu Rio Grande do Norte”

Nenhum comentário: